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HISTÓRIA
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SÃO PAULO: CAPITAL CULTURAL DO BRASIL

 

            A cidade de São Paulo, no século XX, abrigou  eventos e processos de fundamental importância para a cultura brasileira, o que a fez  tomar para si o papel que até então coubera à ex-capital, o Rio de Janeiro. Vejamos o que há de mais relevante nessa história:
. A primeira exposição de pintura moderna em solo brasileiro, foi realizada em São Paulo (e Campinas), em 1913, pelo judeu lituano Lasar Segall.
. Em 1917, Anita Malfatti inaugurou a célebre exposição, que é considerada o ponto de partida para o Movimento Modernista Brasileiro.
. A Semana de Arte Moderna de 1922: São Paulo: centro de irradiação do Modernismo no Brasil.
. Fundação do que seria a Universidade de São Paulo, que se tornou a maior e a mais importante do País.
. Fundação, na segunda metade dos anos 40, do MASP e do MAM, cujo acervo (o núcleo principal) acabou formando o MAC-USP. Abrigando o mais importante conjunto internacional de obras de arte do Brasil, tais museus tiveram importante papel na formação global de gerações que se seguiram, em particular, dos artistas e estudiosos de Arte.
. As Bienais Internacionais de Arte,  tendo sido realizada a primeira, em 1951.
. O Concretismo, nos anos '50, com o Grupo Noigandres, sendo que a Exposição Nacional de Arte Concreta foi realizada em São Paulo, em dezembro de1956 (deslocando-se, depois, para o Rio de Janeiro).
. O Tropicalismo eclodiu em São Paulo, na segunda metade dos anos '60, com criadores não só, mas principalmente do Nordeste, não se resumindo ao fenômeno conhecido como parte integrante da MPB (nesse tempo todo, o Rio de Janeiro continuou tendo um papel privilegiado na cultura brasileira, muito embora tenha perdido sua hegemonia. Dos processos culturais de grande importância, saídos de fato da Cidade Maravilhosa, temos o da Bossa Nova, que eclodiu na segunda metade dos anos '50 e alcançou o mundo).
. Nos anos '70, São Paulo também foi centro de irradiação da poesia mais empenhada com a experimentação, embora o País, possuísse centros outros, ou focos mais ou menos direcionados para o mesmo objetivo, como era o caso de Salvador-Bahia, Curitiba, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, numa época em que a poesia parecia pipocar por todo o Brasil, não só  nas capitais, mas até em cidades interioranas, como é o caso, por exemplo, de Pirajuí.
. Dos 70 aos 90, no âmbito da MPB, São Paulo ainda abrigou as manifestações de Walter Franco, de Arrigo Barnabé, de Itamar Assumpção e de Arnaldo Antunes.
            O Rio de Janeiro continuou a promover o seu espetaculoso carnaval, hoje, mais uma espécie de "macumba pra turistas" e, como escreveu Décio Pignatari, a cidade só tem uma real existência porque sedia a Rede Globo.

            Não só pelo fato de São Paulo ser o centro do capitalismo no Brasil, mas por possuir uma elite artística/intelectual verdadeiramente cosmopolita, tem desempenhado o papel de centro irradiador das manifestações culturais de ponta do País.            

OMAR KHOURI

 



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